Segundo dados do último censo escolar, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 35% dos professores da rede estadual e 76% da rede municipal da Bahia ainda não possuem formação superior completa.
Com intuito de reduzir esse déficit e qualificar a educação no estado, a UNEB ampliou para 3.775 a oferta de vagas nos cursos de licenciatura — ministrados na modalidade a distância (EaD) — oferecidos por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).
O reitor da universidade, Lourisvaldo Valentim, destaca o empenho da UNEB no desenvolvimento da educação básica: “Nossa meta é intensificar a formação e qualificação dos professores das diversas regiões da Bahia para que possamos ajudar a zerar o déficit de cerca de 60 mil docentes sem formação superior no estado”.
Docentes em exercício da redes públicas estadual e municipal têm até o próximo sábado (30) para garantir participação no processo seletivo do Parfor. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.campusvirtual.uneb.br.
As vagas são para os cursos de Matemática, Química, História, Geografia, Biologia, Educação Física, Ciências da Computação, Pedagogia, Letras com Português, Letras com Inglês e Letras com Espanhol, oferecidos em 26 polos, conforme o edital (ver retificação ao edital) da seleção